Cirurgia de catarata

Esse procedimento é chamado de facectomia. Hoje a facectomia é segura e há poucas complicações se feita com um cirurgião competente, materiais adequados e um centro cirúrgico equipado. Importante frisar que a cirurgia é realizada somente uma vez na vida.

A evolução da técnica cirúrgica permite a retirada do cristalino (facectomia) quebrando- o em pedaços pequenos (facoemulsificação) através de incisões muito pequenas, medindo 2 e 3 milímetros, sem a necessidade de sutura na maioria dos casos. A recuperação é breve com o paciente recebendo alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico. É necessário uso correto das medicações e cuidados específicos a fim de reduzir ou minimizar complicações, que podem ocorrer, apesar de não serem frequentes.

O tipo de lente intraocular vai depender da escolha conjunta entre o médico e o paciente. São elas: lente monofocal (corrige miopia ou hipermetropia, necessitando de óculos para perto), lente monofocal tórica (corrige o astigmatismo necessitando de óculos para perto), lentes multifocais (corrige a visão de perto e longe), lentes trifocais (corrige a visão perto, intermediária e longe) ou lente multifocal ou trifocal tórica (corrige o astigmatismo além da visão para perto, longe e intermediária se for trifocal).