Cirurgia refrativa

É o procedimento cirúrgico para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. Utiliza um laser chamado Excimer Laser sendo um procedimento seguro e com resultados satisfatórios.

Na correção da hipermetropia, o laser retira tecido na área periférica da córnea, aumentando sua curvatura. Já na correção da miopia, o laser retira tecido na região central da córnea, aplanando-a. Na correção do astigmatismo, o laser faz ablação do tecido onde existe aumento da curvatura da córnea, tornando-a uniforme.

Existem duas técnicas:

  • LASIK (Laser in Situ Keratomileusis): aplica-se o laser na camada intermediária da córnea sendo levantado uma camada fina e mais externa (flap) que é reposicionada logo em seguida. Apresenta um pós operatório mais rápido e prático. Esse flap pode ser feito de forma mais segura e precisa se for utilizado o laser de Femtosegundo.
  • PRK (Photo Refractive Keratotomy): chamado de ceratectomia fotorrefrativo. Caracteriza-se por raspagem da primeira camada da córnea, o epitélio, e aplicação do laser logo em seguida. Pós-operatório com maior desconforto, sendo necessário uso de lente de contato terapêutica para auxiliar na cicatrização e analgesia, em compensação, é uma técnica com maior segurança.