Implante de anel intraestromal

É um procedimento no qual se implanta uma ou duas estruturas de acrílico transparentes, finas, curvas e circulares na parte estromal da córnea (região intermediária) formando um anel. O objetivo desse implante é reduzir a alta curvatura da córnea no portador de ceratocone, permitindo uma adaptação de lente de contato e uma melhor regularidade da córnea, ou seja, melhora da acuidade visual. O objetivo do anel não é estabilizar a doença embora isso aconteça em alguns casos. É indicado em pacientes portadores de ceratocone sem melhora da acuidade visual com óculos e/ou lente de contato ou paciente intolerante à lente. Outras indicações: degeneração marginal pelúcida, ectasia pós-LASIK, pós transplante de córnea, pós trauma.

A cirurgia dura, em média, 15 a 20 minutos utilizando anestesia tópica (colírio), Laser de Femtosegundo (mais seguro e mais preciso) que irá promover a criação do túnel no estroma da córnea onde o anel será posicionado. A principal complicação é a necessidade de retirar o anel. Ocorre mais frequentemente em casos limítrofes e córneas muito finas.

O pós operatório dura 7 dias para o paciente retornar as atividades normais. É necessário o uso dos colírios prescritos conforme orientação médica, não coçar os olhos, usar óculos de sol e utilizar o protetor ocular por 15 a 30 dias quando for dormir. É importante evitar contato com praia e piscina por 30 dias a fim de reduzir o risco de infecção.