Lentes de contato

As lentes de contato são pequenas estruturas com grau usadas sobre a córnea para permitir uma qualidade de visão nítida e/ou uma liberdade dos óculos. Existem dois tipos de lentes: rígida gás permeável e gelatinosa.

A lente rígida gás permeável é a lente mais dura como o próprio nome já sugere. Elas regularizam a córnea e são saudáveis, ou seja, mais fisiológica ao olho e com menor chances de complicações futuras. Como nada é perfeito nessa vida, são lentes mais desconfortáveis no início do uso. O paciente ao piscar o olho sente que tem algum corpo estranho. Essa sensação desaparece a medida que mantém o uso devido a um processo chamado neuroadatapção. As lentes rígidas podem ser: corneanas (tamanho menor e apoiada na córnea) ou esclerais ou mini-esclerais (apoiadas na esclera, a área branca dos nossos olhos).

Já as lentes gelatinosas são as lentes macias. Necessita de maior cuidado no cotidiano, maior risco de infecção e complicação, já que os pacientes esquecem que estão com as lentes e acabam dormindo ou permanecendo mais horas do que deveria. Essas lentes podem corrigir miopia, hipermetropia (as lentes simples), astigmatismo (lentes tóricas) ou presbiopia (lentes multifocais).

Todo teste de adaptação e indicação de lente de contato é um ato exclusivo do médico oftalmologista que está apto a melhor indicação e as orientações sobre os cuidados corretos.