O QUE A DIABETES FAZ COM NOSSOS OLHOS?

Caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, a pessoa que tem diabetes tem maior risco de lesão em vasos em todo o corpo. Os pequenos vasos da retina, fundo do olho, são um dos primeiros a serem alterados, causando o que chamamos de Retinopatia Diabética.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira entre pessoas de 20 a 64 anos, acometendo mais de 10 milhões de brasileiros de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

As alterações iniciais provocadas pela retinopatia diabética são silenciosas e somente com as consultas regulares que podemos identificá-las precocemente. Quando o paciente nota uma redução da visão ou a perda súbita em um dos olhos, já se caracteriza como um quadro avançado.

O tratamento baseia-se no controle glicêmico através de medicamentos e mudanças no estilo de vida. A depender do estágio da diabetes poderá ser indicado aplicações de laser, injeções intraoculares ou cirurgias, tudo isso com indicação e orientação de um oftalmologista.

Se você é diabético ou tem algum familiar com essa doença, procure seu oftalmologista anualmente e previna-se!